Jenny Castros

image

Jenny Castros

Sopran

Nascida em Vitória, iniciou a sua formação musical no grupo Crescendo Abesbatza. Iniciou os seus estudos de canto no Conservatório Jesús Guridi (Vitória) e posteriormente mudou-se para Valência para o continuar no Conservatório Joaquín Rodrigo, onde obteve o Grau Superior de Interpretação em 2018, sob a tutela da soprano Glória Fabuel.

Realizou cursos com Ana Luisa Chova, Robert Expert, Jorge Robaina, Evghenia Dundekova, Gerd Turk e Carlos Mena. Interessada em Interpretação Historicamente Informada, colaborou com coros e grupos de câmara como Victoria Musicae, Harmonia del Parnàs ou Música Trobada, com quem também participou em várias gravações. É membro do JOCONDE - Coro Nacional Jovem de Espanha, (dir. Nuria Fernández), coro NEOVOCALIS (dir. Rafael Sánchez Mombiedro) e Coro das Mulheres A Cau d'Orella (dir. Mònica Perales Massana).

Como solista, já desempenhou trabalhos como Messias (Haendel), Réquiem em D menor Op. 48 (Fauré), The arm man (Jenkins), Magnificat (Rutter), Magnificat (Zelenka), Coronation Mass (Mozart).

Sensível à criação musical atual, participa em Festivais como "El Compositor, Hui" (MuVIM 2017) ou "ENSEMS" (Palau de la Música 2018) e estreia regularmente obras de compositores ativos como Josep Ramon Gil-Tàrrega ("Madrigal on a tela"para orquestra, coro e soprano solo -2017- e "El BoscSacred" para piano e soprano - 2017  Claudia Cañamero ("Desinformação"para soprano e percussão -2018-) e Christian Roca ("CincoCanciones Españolas"para soprano e piano -Cycle Music a Capela da Universitat de València 2020-).

Desde 2016 formou uma dupla estável com o pianista e cravista Adrià Gràcia, com quem trabalha regularmente tanto na recuperação de obras dos séculos XVII e XVIII, como na divulgação de repertório invulgar dos séculos XX e XXI.